quinta-feira, 5 de maio de 2011

Lar doce lar

O hábito de ficar em casa tem crescido com o passar dos anos, atingido diferentes públicos e estabelecido padrões de comportamento enquanto determina novas oportunidades de negócio. Pessoas de pouca ou muita idade são responsáveis por transformar o desenho e a utilização dos interiores residenciais, dando-lhes um sentido multifuncional, no qual o espaço, antes privado, é aberto ao trabalho e ao lazer. Veja no decorrer deste report como fica o vestuário e a decoração inseridos nessa realidade. Na imagem, a “rainha do design escandinavo”, Grete Prytz Kittelsen, na casa onde morou, trabalhou e se divertiu com amigos.
Grete Prytz Kittelsen em sua casa multifuncional, onde permaneceu até o seu falecimento em setembro de 2010


Construída na década de 1970 pelo arquiteto modernista Arne Korsmo, a casa de Grete é cercada por natureza e dispõe de amplo espaço no qual funcionaram casa e escritório, algumas vezes também usado para seminários e exibições. No mobiliário, é possível ver soluções tanto relacionadas ao conforto em geral quanto à estadia de convidados. Ambientes como esse ilustram o papel central que a moradia tem atualmente e justificam em parte o prazer que um grande número de pessoas encontra em ficar em casa.    

Para os jovens brasileiros, um dos grandes estímulos para o hábito caseiro é a internet. Manter relações interpessoais através da comunicação virtual é prática corriqueira para a geração que cresceu em contato com a tecnologia. A essa intimidade com o virtual, hoje se pode incluir os próprios pais e avós dessa geração. No gráfico de 2010, os resultados do Dossiê Universo Jovem MTV 5 - Screen Generation, que pesquisou um universo composto por 64 milhões de jovens brasileiros, de 12 a 30 anos das classes sociais A, B e C.
Hábitos de lazer da “Screen Generation”, geração que já ultrapassou a época do apertar botões e está na era do toque digital.


Além do espaço e das suas significações, o comportamento “caseiro” se transformou dentro da moda, fazendo emergir um novo conceito. Antes uma extensão de velhas formas, materiais e soluções de modelagem, ele passou receber atenção especial de designers e ganhou espaço diferenciado no mercado, rebatizado internacionalmente como "homewear" ou "loungewear".
Revista Burda/jan 2011 | Oysho - Milão | Juicy Couture - Curve NY


Grandes marcas entraram por esse caminho, oferecendo produtos que vão muito além do pijama e da camisola.









Juicy Couture - Curve NY | Stella McCartney/Verão 2011/12

O tratamento dado ao homewear recebe influências conforme os estilos de público e das tendências da temporada.
Victoria´s Secret/Verão 2011/12 | Frou Frou - Curve NY | La Senza - Londres


O conforto é primordial e o bem vestir não é deixado de lado. O editorial é do caderno de moldes da Revista Burda de janeiro deste ano, edição especialmente dedicada a confecção de peças homewear. 
Revista Burda/jan 2011


Conforto idêntico ao do vestuário, e com visível influência dele, é também aplicado ao design de móveis. O sofá da designer Hanna Emelie Ernsting pode ser mudado conforme a vontade do usuário. Sobras de tecido e enchimento macio contribuem com a ideia.
Sofá da designer Hanna Emelie Ernsting


Interagindo com o fenômeno, nomes conhecidos da moda fazem o caminho inverso e estendem sua assinatura para os objetos de decoração.
Jean Paul Gaultier for Roche Bobois


A Ralph Lauren é uma das que mantém uma linha de decoração para casa consistente.
Ralph Lauren - NYC | Ralph Lauren Home


A mais recente a entrar nessa vertente é a francesa Hermès, que acaba de lançar sua linha de móveis e decoração no último Salão Internacional do Móvel de Milão, ampliando a relação moda/casa e contemplando o crescente hábito de permanecer por mais tempo em interiores domésticos.

A Missoni é uma veterana na área, transitando entre roupas, têxteis e objetos para casa com a mesma desenvoltura.

Outro sintoma que reforça a tendência pode ser comprovado no grande número de projetos de interiores de lojas que adotam a casa como tema de decoração. O objetivo, ao criar associações entre o ambiente doméstico e o comercial, está relacionado ao conforto, mas vai além disso, acionando todo um conjunto de valores atribuídos na atualidade à vida "indoor".

La Merceria - Buenos Aires | Doc Dog - São Paulo | Not Naive - São Paulo

Fotos: Divulgação
Eduardo Motta

Fonte: www.usefashion.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário