O termo “preppy”, ou “preppie”, faz parte do vocabulário popular norte-americano, tradicionalmente utilizado para descrever o estilo de vida dos jovens que frequentavam as principais escolas preparatórias privadas nos Estados Unidos. Essas características incluíam vocabulário, sotaque, vestimenta, maneirismos, etiqueta e hábitos diários particulares.
Os preppies são considerados uma subcultura e não uma contracultura, como os hippies ou os punks, por exemplo, pois não se opuseram às normas e valores da cultura dominante. Formavam um grupo muito pequeno e restrito, mas a partir de publicações dedicadas e personagens de filmes de sucesso, a tribo ganhou status pop dentro da cultura norte-americana. Como reflexo disso, o visual preppy passou a ser reconhecido como identidade do grupo e como símbolo de popularidade e status.
Nos útimos anos, o termo “preppy” tem sido largamente utilizado pela indústria da moda para descrever o estilo que inspira muitas marcas e estilistas. Muitos criticam o uso do termo nesses casos, pois não são consideradas as origens geográficas, o nível de educação, as raízes conservadoras e outras características típicas, que de fato foram a base para o desenvolvimento da cultura preppy. A verdade é que, como várias outras tribos já surgidas, foi o visual do grupo que gerou e continua gerando o maior impacto dentro da cultura, pois muitos hábitos e estilos de vida se desfizeram com o passar dos anos, mas a imagem preepy continua atual, graças às novas interpretações surgidas no cenário da moda.
Estilo
Seus hábitos e estilo eram focados na realização profissional, na propriedade intelectual e, principalmente, na distinção social. Em conformidade com os uniformes das universidades, a composição de casaco, gravata, camisa e calçado social tornou-se potencialmente em um visual que os faziam sentir pertencentes a algo.
O estilo dos preppies era frequentemente formal, associando-os à aparência profissional de um adulto. Outras peças standart de um autêntico preppy incluíam blazer azul-marinho, camisas formais, gravatas listradas, calça cor cáqui, polos de algodão, napolitanos e mocassins, suéteres decote V com padronagem argyle, usados em cima de básicas de gola alta ou “jogados” por cima dos ombros e amarrados na frente com os punhos dobrados. O estilo, assim como a cultura preppy, teve origem nos anos 1950.
"Official Preppy Handbook", de 1980 | J. Press/Inverno 2011
Com a chegada do visual exagerado dos anos 1980, o estilo preppy como tendência decaiu, mas muitos dos seus itens tradicionais viraram clássicos e nunca saíram de moda. O estilo teve um revival no final dos anos 1990, quando estilistas como Ralph Lauren, Tommy Hilfiger, Marc Jacobs e Luella Bartley começaram a incorporar aspectos preppies em suas criações. O estilo preppy se aplica melhor às marcas mais tradicionais, como Brooks Brothers, Lacoste e Ralph Lauren, e especialmente à companhias locais, como J.Press, The Andover Shop, Vineyard Vines e Murray’s Toggery Shop.
Para onde vai
Hoje, os preppies ainda existem, mas estão mais associados ao estilo de vestir do que à personalidade que os originou. Assim como tudo na vida e na moda, os preppies, incluindo as Vassar girls, foram reinterpretados e assimilados por pessoas de diversas idades e lugares. A maioria delas, mistura o estilo austero e elegante de visual retrô dos preppies, com referências modernas e ousadas.
São pessoas que apreciam itens clássicos de moda, mas o combinam de forma muito peculiar, dando abertura aos estilos rockers, esportivos e utilitários comumente propostos para homens e aqueles ultra-sexy ou demasiadamente femininos para as mulheres. Ou seja, o visual preppy atualmente surge na cena jovem como um mediador entre o clássico e o moderno, e certamente continuará fazendo parte das referências de estilo das próximas gerações.
Filmes como "Segundas Intenções" e séries como "Gossip Girl" retratam um universo de jovens de classe média alta que estudam em escolas conceituadas. Ambos mostram a pressão que esses jovens enfrentam para entrar em uma boa universidade, manter as boas aparências, portar-se impecavelmente a todo momento, ao mesmo tempo em que enfrentam as dificuldades e inseguranças de qualquer outro jovem.
Segundas Intenções
Gossip Girl
Os jovens preppies dos anos 1970 hoje são adultos e projetam em seus filhos parte da estética absorvida durante aquela época. Marcas como Brooks Brothers e Ralph Lauren mantém o estilo da linha adulta em suas linhas infantis.
Brooks Brothers/Inverno 2011 | Ralph Junior/Inverno 2011
Fonte: www.usefashion.com.br
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