quarta-feira, 21 de julho de 2010

Carros X Design X Moda

O "Gesto coletivo do Design" torna-se cada vez mais visível e perceptível aos olhos dos consumidores. O investimento em  Design pelas empresas mostra um crescente aumento na venda das mesmas, as quais registraram um crescimento de 10% no último semestre.

O público consumidor de carros é muito amplo, com poderes aquisitivos diferentes, tendo ainda como mercado alvo o público masculino. Como as consumidoras de carros estão aumentando, as marcas estão começando a direcionar-se também para o mercado feminino. Na aquisição de carro muito fatores são avaliados:

 "Além dos modelos, cores, design e acessórios, muitos compradores já avaliam a reputação da marca, os números de recalls, opinião de consumidores, assistência técnica, nível de consumo de combustível, espaço interno e a sustentabilidade – os carros elétricos prometem ser uma alternativa contra poluentes". 


Outra estratégia de venda foi o lançamento de carros fashion como o Kia Soul. O Kia Soul foi desenhado por Peter Schreyer, design de automóveis reconhecido por seu impecável trabalho na Audi e que posteriormente assumiu a direção de design da Kia Motors.
O carro foi apresentado primeiramente em 2008, no Salão de Automóvel de Genebra (Suíça) e chegou este ano no Brasil. O Kia Soul Diva tem como público-alvo as mulheres, pois seu design arrojado e inovador inclui detalhes como tecidos e cores especiais, tapetes personalizados e compartimentos especiais . O modelo Kia Soul Burner , por sua vez, foi pensado para o publico masculino versão “bad boy” por ter cores fortes (preto-vermelho), 4 bancos individuais e desenhos que reproduzem tattoos.

As especificações do Kia Soul são bastante atrativas e no Brasil são oferecidas cinco diferentes versões do carro. O carro tem excelente espaço interno, capacidade do porta-malas com bandeja para objetos, itens de fábrica como ar condicionado, airbag duplo, CD MP3 player com entrada auxiliar para Ipod e USB que podem ser controlados no volante, sistema de som com 5 auto falantes e tweeters, ajustes no banco e na coluna da direção, tem ótima visibilidade e dirigibilidade.


Os opcionais também são inovadores, como exemplo os bancos com tecidos personalizados e o retrovisor interno com tela de LCD acoplada câmara na parte traseira para auxilio na marcha ré. O veículo pode custar a partir de R$ 55,900 (o valor foi visto em campanha publicitária).


Apesar do Kia Soul não considerar ter nenhum competidor direto no mercado brasileiro por ser o primeiro carro com design automobilístico arrojado, poderíamos mencionar o Volkswagen Crossofox, Ford Ecosport, Nissan Livina, Renault Sandero e o Honda Fit.

Adoreeeeeei o Kia Soul Diva!!!!!

Um comentário:

  1. Vi um Kia Soul na rua esses dias, é um carro que chama a atenção quando passa, pelo seu design futurista e cores fortes, um estilo diferente dos carros populares. Acredito que isso acontece, justamente, por ser diferente dos demais, por se um carro "da moda". É, realmente a Kia se superou :D

    ResponderExcluir