segunda-feira, 12 de março de 2012

Gosto pelo brilho por Use Fashion

Não é de hoje que se comenta o gosto do público brasileiro pelo brilho, pelo suntuoso. Afirmar isso já é lugar-comum entre os profissionais que lidam com a moda. A estampa, o acabamento, o detalhe em cristal, que chamam a atenção na vitrine e entram na lista de venda certa, funcionam ainda como chamarisco para outros produtos. Já que tendências, tanto do verão 2012/13 como do inverno 2012, apontam para materiais e adornos brilhantes, fomos atrás de algumas possíveis explicações para o sucesso desse tipo de material por aqui. Acompanhe.

Das passarelas internacionais e nacionais vem a confirmação de que o brilho tem espaço certo, seja no verão ou no inverno, e nas mais diversas versões: da pedraria ao couro, dos fios metalizados ao veludo cristal. O que marca a presença desses aspectos na moda atual é que ele são indicados para ocasiões que vão além da festa, levados com propriedade para a moda do dia a dia.


Gucci - Milão | Dolce & Gabbana - Milão | Alexandre Herchcovitch - SPFW | Animale - SPFW


Nas ruas de diferentes estados do Brasil, a tendência já faz parte do cotidiano. 
Belo Horizonte - MG  | São Paulo - SP | Porto Alegre - RS


O gosto pelo suntuoso tem ligação estreita com a estética da nobreza de tempos passados, e da que ainda resta em algum ponto do planeta. Desfilando na SPFW, a marca Animale ilustrou ao pé da letra a conexão. Para chegar aos veludos e aplicações de cristais da coleção, a equipe criativa fez uma longa pesquisa pela Rússia czarista, visitando preciosidades como a Sala Âmbar localizada no Palácio de Catarina em São Petersburgo.

Animale - SPFW | Sala de Âmbar, Palácio de Catarina – Rússia


Na história brasileira, dois momentos contribuíram para fixar o gosto da nobreza entre seguidores e súditos. Por volta do final do século 17 e início do 18, a descoberta de ouro em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso favoreceu uma arquitetura religiosa suntuosa, com igrejas cobertas de ouro que podem ser  encontradas até hoje em estados como Minas e Bahia. A chegada da família real portuguesa, em 1808, aportando com tecidos e joias europeias em meio ao atraso do Brasil da época, mais acostumado com tecidos rústicos,  também causou grande impacto no imaginário coletivo, influenciando os costumes da então colônia.

Igreja Barroca em Ouro Preto, MG | Dom João VI, retratado por Debret | Vestido original exposto em 2008 na mostra “Mulheres Reais – Modas e Modos no Rio de Dom João VI” na Casa França-Brasil. RJ.


Ainda no período colonial, as mulheres negras e escravas na Bahia acumulavam riquezas nas negociações que faziam pelas ruas e, seguindo a moda da corte, cobriam-se de joias encomendadas por elas mesmas. O resultado é espantosamente rico e as peças ficaram conhecidas como  “joias de crioula.”

Imagens do livro "Joias de Crioula"


Essa apropriação estética dos costumes da corte também é traduzida naquela que é a mais exuberante das manifestações populares nacionais, o Carnaval. Uma das origens dos desfiles e cortejos pelas ruas durante o carnaval vem de um hábito da realeza. Conforme constam nos registros históricos, os cortejos reais cruzavam as cidades e serviriam para reafirmar o reconhecimento da nobreza. Com o passar dos anos e as mudanças políticas ocorridas, as classes inferiores adotaram costume semelhante em meio à comemoração do carnaval adotando o brilho falso da fantasia para garantir sua parcela de luxo.

À esquerda, cortejo da família real pelas ruas do Rio de Janeiro | Na mesma cidade, em 2008, é a escola de samba Mocidade que ilustra a chegada da família real.


Séculos depois, o fascínio pelo brilho e pelo luxo ainda é explorado como maneira de caracterizar os novos ricos, particularmente na novela brasileira. Personagens que tem posses e pouca tradição vestem-se com brilho e alguma extravagância. Fonte de grande influência popular, as novelas acrescentam um tempero aristocrático à trama através do figurino, quase sempre em personagens cômicos, vilões ou em protagonistas  espalhafatosos.

O cômico Crodoaldo Valério e sua “rainha” Teresa Cristina, da ficção Fina Estampa | A mítica viúva Porcina de Roque Santeiro.


Outro lado do brilho é a associação com o luxo real, aquele pelo qual se paga caro. Entre nós, foi a entrada de marcas internacionais que nos ajudou a travar contato com  produtos icônicos, intensificando o desejo dos brasileiros, ascendentes economicamente ou ricos de longa data, pelos aspectos suntuosos.
Caneta Montblanc | Christian Louboutin 


Barato ou caro, o luxo ou a simulação dele, migra para produtos do dia a dia. Quem não pode ter a caneta cravejada de 4.810 pequenos diamantes da Montblanc, investe no mouse coberto de cristais de plástico, facilmente encontrado nas lojas de informática. Até a popular Havaianas entrou na onda  e há tempos vende tiras metalizadas e adornadas com enfeites preciosos e metais.
Mercado popular


Nada mais oportuno que investigar o gosto nacional por produtos que tenham essa natureza exuberante, isso porque o mercado de moda aposta boa parte das fichas neles. Uma das tendências de materiais da UseFashion, batizada de Imaterialidade, agrupa tecidos, couros, malhas e componentes brilhantes para o verão 2012/13. O dourado pesado das joias do passado, o prateado e as cores de pedras preciosas são levados para tecidos planos leves, couros e componentes.

Em cima: Première Vision - Fórum Actualisation | Expofil - Masters of Linen 
Embaixo: Le Cuir à Paris - MC Clols | Mod´Amont - Tendências - Leather and Goods


O verão que aos poucos chega no hemisfério norte confirma não só o brilho, mas também a sedimentação definitiva dele na roupa do dia a dia. No Brasil, a sabedoria popular costuma dizer em ditados variados que brasileiro gosta de brilho e luxo. E parece ser verdade. Tendências com essa inclinação, quando não nascem por aqui, mal surgem em algum ponto do planeta e logo ganham potência e personalidade na moda brasileira. Saber que este gosto deita raízes no barroco nacional, na sedução pela realeza e é largamente explorado em manifestações como o carnaval, além da novela que é conhecimento estratégico, abre boas possibilidades para a pesquisa e para a criação e janelas de entendimento para o comportamento do consumidor. Que tal uma boa olhada nas impressionantes roupas desenhadas para as porta-bandeiras do último carnaval?

J.Crew - Nova York |  DSquared2 - Paris | Miu Miu - Paris


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